Notícias

A empresa precisa ser espaço de aprendizagem

Os treinamentos podem ser desenvolvidos e oferecidos de forma estratégica e técnica para alcançar os objetivos propostos, sempre com um olhar contextualizado aos desafios que a empresa enfrenta, às metas que quer alcançar e às expectativas dos seus clientes e da sociedade em geral.

Por muito tempo o ambiente profissional foi visto como um espaço reservado às questões relacionadas estritamente ao trabalho e às rotinas próprias das empresas. No entanto, com o passar dos anos e a transição geracional que naturalmente ocorre no meio corporativo, a promoção do diálogo, também neste ambiente, sobre os demais temas pertinentes à sociedade tem se tornado cada vez mais necessária.

Essa necessidade decorre do fato de que todos os temas debatidos na sociedade são importantes para as organizações, uma vez que elas são parte integrante desse meio. Atualmente, diversidade e inclusão, sustentabilidade e educação antirracista são objetos de algumas das discussões de maior relevância entre as pessoas e, portanto, são pontos fundamentais para que as empresas compreendam o contexto no qual estão inseridas.

O movimento de abertura das organizações a discussões para além do meramente corporativo tem impacto direto – e positivo – em seus desempenhos. Este movimento se vê refletido em funcionários mais motivados, com performances acima da média e mais competitivos. Sobretudo, abrir diálogo sobre questões essenciais à sociedade proporciona engajamento e senso de pertencimento por parte dos colaboradores, criando condições favoráveis a uma maior identificação destes com a empresa em que trabalham.

A educação corporativa contribui diretamente nesse processo. Os treinamentos podem ser desenvolvidos e oferecidos de forma estratégica e técnica para alcançar os objetivos propostos, sempre com um olhar contextualizado aos desafios que a empresa enfrenta, às metas que quer alcançar e às expectativas dos seus clientes e da sociedade em geral.

Neste sentido, o processo de aprendizagem que ocorre no ambiente de trabalho impacta diretamente a relação que os funcionários têm com a organização que fazem parte. Pessoas que possuem informações relevantes para o seu dia a dia são capazes de tomar decisões mais assertivas e promover mudanças significativas em suas rotinas e processos.

No ambiente corporativo, o cuidado com a educação dos colaboradores desperta os sentimentos de pertencimento e utilidade, pavimentando a relação de confiança entre empregado e empregador, além de potencializar a adoção de novas posturas e a conquista de novos aprendizados, criando espaço para criatividade, inovação e mudanças.

O bem mais valioso que uma empresa pode ter são as pessoas que a compõem. Por isso é tão importante estar atento às equipes, promover soluções para atender às necessidades coletivas e até mesmo individuais, sempre que possível. É importante ressaltar que investir em aprendizagem é um investimento na própria empresa, na sua perenidade e na sua capacidade de estar sempre contemporânea às demandas do seu tempo.

Por Maurício Pedro, gerente de atendimento corporativo do Senac São Paulo

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

CompraVenda
Dólar Americano/Real Brasileiro5.01535.0156
Euro/Real Brasileiro5.35985.4098
Atualizado em: 28/03/2024 23:36

Indicadores de inflação

12/202301/202402/2024
IGP-DI0,64%-0,27%-0,41%
IGP-M0,74%0,07%-0,52%
INCC-DI0,31%0,27%0,13%
INPC (IBGE)0,55%0,57%0,81%
IPC (FIPE)0,38%0,46%0,46%
IPC (FGV)0,29%0,61%0,55%
IPCA (IBGE)0,56%0,42%0,83%
IPCA-E (IBGE)0,40%0,31%0,78%
IVAR (FGV)-1,16%-0,37%1,79%