Notícias

A cultura como pilar para construir a melhor empresa para se trabalhar

A cultura de uma empresa é o que faz com que as pessoas se sintam confortáveis, acolhidas e felizes com seu ambiente de trabalho, e isso faz toda diferença neste processo

O mercado de tecnologia vive um momento único e muito importante. A pandemia impulsionou a digitalização das empresas e criou oportunidades de diversificação de ofertas e serviços, acelerando em anos este processo de transformação, que não foi apenas digital. Ter as pessoas como o centro da estratégia ganhou relevância ainda maior. O mercado está mais atrativo e cheio de oportunidades para os profissionais de tecnologia e, embora a remuneração ainda seja um aspecto bastante relevante na escolha de onde trabalhar, já não é mais o fator decisivo em grande parte dos casos. A cultura de uma empresa é o que faz com que as pessoas se sintam confortáveis, acolhidas e felizes com seu ambiente de trabalho, e isso faz toda diferença neste processo.

Transformação por meio das pessoas e valores

A construção do melhor ambiente para se trabalhar baseia-se na estruturação de valores sólidos, na capacitação das pessoas, na oferta de oportunidades de carreira e em mantê-los engajados em projetos relevantes e desafiadores. Apostar apenas em remunerações agressivas para atrair profissionais e, deixar de lado os aspectos de cuidado com o ser humano e de desenvolvimento de suas carreiras, pode gerar relacionamentos de curto prazo para a companhia.

Em um mercado competitivo, em que a demanda por profissionais qualificados é maior do que a oferta, crescer acima das taxas do setor de tecnologia parece improvável. O foco em pessoas como centro de nossa cultura, tem nos permitido crescer de forma acelerada – registramos aumento de 90% em relação ao último semestre. O estudo Global Labor Market Survey, realizado pelo Gartner, divulgado em 2021, revelou os atributos considerados mais importantes por colaboradores no Brasil. Entre os principais estão remuneração (49,1%), seguido por respeito (41,3%). Não menos importantes, integridade e ética (29,9%), oportunidades de carreira (29,6%) e estabilidade (27,2%).

Esses indicadores confirmam que não basta contratar os melhores profissionais, é necessário oferecer um ambiente e cultura que levem em consideração o que mais os agrada, para que se sintam motivados e queiram permanecer na empresa.

Estratégia e humanização das relações

É necessário pensar em aspectos essenciais como qualidade de vida e, consequentemente, o equilíbrio entre o pessoal e profissional para humanizar as relações profissionais.

Uma das primeiras medidas neste sentido é ajustar a estrutura interna para que os times de People Office e Marketing ganhem a mesma importância estratégica que os departamentos de vendas e financeiro. Como um dos principais resultados deste movimento, colocamos diversas ações em prática neste semestre, melhorando a percepção e a experiência das pessoas.

Foco na experiência das pessoas (ou Employee Experience)

Iniciar este movimento com ações de employer branding, promovendo uma comunicação constante e transparente com as pessoas e reforçando a atratividade para o mercado como marca empregadora é o primeiro passo. A proximidade da equipe de People Office, desde o início do processo de recrutamento e seleção, passando pelo onboarding, treinamentos e conversas direcionadas com outras áreas da empresa, tem sido um diferencial importante para garantir essa experiência.

Para colocar tudo isso em prática, apresentar os resultados da empresa em lives mensais e convidar pessoas para contar novidades sobre suas áreas de atuação, além de promover bate papos com o CEO, em que converso com pessoas das diferentes áreas da companhia, são extremamente importantes. Esse contato tem sido extremamente valioso para estreitar o relacionamento e trocar experiências.

Como resultado, a validação do ambiente de trabalho por alguém que faz parte do time também contribui muito para trazermos bons profissionais. Temos mais de 200 vagas em aberto e um programa interno de indicação bastante ativo. Acredito que, se a pessoa está feliz e se sente acolhida, a possibilidade de indicar alguém que compartilhe dos mesmos valores aumenta exponencialmente.

O investimento em pessoas é a principal prioridade. Os gestores de equipe não devem poupar esforços para estar ao lado delas. Carinho e atenção são investimentos em cultura organizacional e precisam permear as equipes. O senso de propósito une os profissionais e cria um ambiente de trabalho colaborativo incrível. As pessoas se identificam com isso e, embora exista pressão para produzir resultados, essa cultura traz à tona o melhor de cada um e faz com que as pessoas se sintam parte de algo maior.

Acredito profundamente que a transformação cultural, estruturada nos pilares de respeito, integridade, oportunidades de carreira e estabilidade profissional, tem hoje um papel preponderante no crescimento da empresa, não somente como valor de mercado, mas como na constituição da melhor empresa para se trabalhar.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

CompraVenda
Dólar Americano/Real Brasileiro5.48995.4912
Euro/Real Brasileiro6.1246.132
Atualizado em: 25/09/2024 12:15

Indicadores de inflação

06/202407/202408/2024
IGP-DI0,50%0,83%0,12%
IGP-M0,81%0,61%0,29%
INCC-DI0,71%0,72%0,70%
INPC (IBGE)0,25%0,26%-0,14%
IPC (FIPE)0,26%0,06%0,18%
IPC (FGV)0,22%0,54%-0,16%
IPCA (IBGE)0,21%0,38%-0,02%
IPCA-E (IBGE)0,39%0,30%0,19%
IVAR (FGV)0,61%-0,18%1,93%