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Consumo: intenção de comprar bens de maior valor sobe em abril

Em relação a abril do ano passado, quando o índice registrado era de 112,3 pontos, houve alta de 1,2%.

O indicador que demonstra a disposição dos consumidores em comprar bens de maior valor registrou, em abril, alta de 1,5%, ante o mês anterior.

O indicador marcou 113,6 pontos no quarto mês do ano, ante os 111,9 pontos de março do mesmo ano, segundo o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta sexta-feira (27) pela CNI  (Confederação Nacional da Indústria).

Em relação a abril do ano passado, quando o índice registrado era de 112,3 pontos, houve alta de 1,2%.

Índice por idade e renda
Observando o índice que mede a perspectiva para comprar bens de maior valor, de acordo com a idade dos entrevistados, os de 16 a 24 anos apresentam mais disposição.

Isso porque 40% dos consumidores desta faixa etária disseram que esse tipo de compra vai aumentar ou vai aumentar muito. Na faixa de 25 a 29 anos, 32% disseram o mesmo. Entre aqueles com idade entre 30 e 39 anos, o índice foi de 31%, enquanto para aqueles entre 40 e 49 anos, o índice foi 29%. Dos que têm mais de 50 anos, 25% disseram o mesmo.

Já em relação à renda, aqueles que recebem mais de 2 a 5 salários são os que mais esperam pelo aumento das compras de bens de maior valor, com 33%, das respostas, conforme demonstra a tabela abaixo:

 

Disposição para comprar bens de maior valor
Renda familiarAumentar/Aumentar Muito Manter mais ou menos os mesmos  

Diminuir/Diminuir muito  

Até 1 salário mínimo31%54%15%
De 1 a 2 salários mínimos29%55%16%
De 2 a 5 salários mínimos33%54%14%
De 5 a 10 salários mínimos28%58%14%
Mais de 10 salários mínimos31%60%9%

Dados por regiões e gênero
Levando em conta os números por região, Nordeste e Sudeste são as mais otimistas, com 38% e 30% das respostas, respectivamente, apontando que o consumo de bens de maior valor vai aumentar ou aumentar muito.

Em seguida, ficaram as regiões Norte/Centro-Oeste, com 28% de respostas para o aumento das compras, e a região Sul, com 22%.

Na segmentação por gênero, 33% dos homens e 29% das mulheres disseram que as compras vão aumentar ou aumentar muito.

Metodologia
O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional. A pesquisa tem periodicidade mensal.

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