Notícias

Empresa que não inova perde competitividade e pode até comprometer seu futuro

As empresas sentem falta de uma boa base de comparação para atestar se são ou não organizações inovadoras

No ambiente de negócio hiper-competitivo atual, as empresas que não inovam estão fadadas a uma perda de competitividade comercial que pode até comprometer o futuro das organizações. Como o ciclo da vida tecnológica e lucrativa dos produtos está cada vez mais curto, é vital que as empresas estimulem a inovação para que novos produtos possam ser lançados constantemente, de maneira a manter a rentabilidade. Não são todas as empresas brasileiras que estão cientes dessa questão. O alerta foi feito pelos analistas e líderes de comitês setoriais da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), durante a XI Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, promovida em Fortaleza.

As análises e estudos dos vários comitês da entidade chegaram a conclusão que um dos maiores gargalos hoje para a aplicação de uma eficiente gestão de inovação nas empresas brasileiras é a falta de benchmarking. As empresas sentem falta de uma boa base de comparação para atestar se são ou não organizações inovadoras. Elas não possuem parâmetros confiáveis para se medir. E se não se consegue medir o grau de inovação em que se encontra, fica difícil valorizar a inovação nos diferentes níveis da empresa. É complicado até convencer a cúpula da organização de que é necessário investir nesse campo.

E a Anpei dispõe atualmente de uma série de ferramentas que facilitam a aferição do grau de maturidade das organizações em relação à inovação na comparação com outras empresas, inclusive em nível mundial. A metodologia aplicada permite comparar sua situação com a de empresas cujas práticas são consideradas exemplares no tocante a inovação. Feito isso, torna-se mais fácil replicar as melhores práticas e também implantar processos de melhoria contínua nas organizações.

A partir dessa comparação é possível também medir o impacto da inovação no desempenho geral da organização, incluindo parâmetros financeiros. E quando uma organização consegue chegar nessa fase, de quantificar concretamente o resultado da inovação nos negócios, significa que o tema já permeia todas as áreas da empresa. E é isso o que recomenda os analistas da Anpei: inovação não pode ser uma tarefa restrita apenas ao setor de pesquisa. Ela tem de estar presente no marketing, nas vendas e na produção. É a inovação, a bola da vez em termos de gestão no País, que determinará o grau de competitividade da empresa no médio e longo prazo, conforme ponderam os analistas da Anpei.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

CompraVenda
Dólar Americano/Real Brasileiro5.54125.542
Euro/Real Brasileiro6.14786.1558
Atualizado em: 23/09/2024 18:28

Indicadores de inflação

06/202407/202408/2024
IGP-DI0,50%0,83%0,12%
IGP-M0,81%0,61%0,29%
INCC-DI0,71%0,72%0,70%
INPC (IBGE)0,25%0,26%-0,14%
IPC (FIPE)0,26%0,06%0,18%
IPC (FGV)0,22%0,54%-0,16%
IPCA (IBGE)0,21%0,38%-0,02%
IPCA-E (IBGE)0,39%0,30%0,19%
IVAR (FGV)0,61%-0,18%1,93%