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A boa empresa sabe contratar, desenvolver e demitir'

Praticamente todas as empresas, que já receberam prêmios de melhores para trabalhar no Brasil, diretamente afetadas pela crise neste momento, já reduzirem seus quadros para enfrentar queda nos negócios.

 

Mário Tonocchi 

Transparência, inclusive dos números, é a palavra-chave para manter a confiança dos empregados sobre a empresa, mesmo que ela tenha que demitir nesta fase da crise. A análise é de Ruy Shiozawa, CEO da Great Place to Work, consultoria que elege há 12 anos as cem melhores empresas para trabalhar no Brasil. "A boa empresa é aquela que sabe contratar, sabe desenvolver o funcionário e sabe demitir em um momento complexo", disse o executivo.

Praticamente todas as empresas, que já receberam prêmios de melhores para trabalhar no Brasil, diretamente afetadas pela crise neste momento, já reduzirem seus quadros para enfrentar queda nos negócios. Um exemplo é a Caterpillar, instalada em Piracicaba, interior paulista, que chegou a demitir 300 trabalhadores e anteontem fechou um acordo com os funcionários para redução de horas e salários. A partir de março, os empregados das linhas de produção trabalharão dois dias a menos por mês, os da administração, um dia, e terão os salários reduzidos em 6%.

Para esta 13ª edição da pesquisa, apresentada ontem para um grupo de cerca de 30 representantes dos departamentos de recursos humanos de empresas paulistas, Shiozawa acredita que ultrapassará a marca de 450 inscrições que registrou em 2008. Mesmo com crise e demissões, este ano, a consultoria não vai modificar a metodologia para identificar os conceitos dos funcionários sobre as empresas que trabalham para montar o ranking das cem melhores.

De acordo com o Shiozawa, o trabalho é baseado em respostas de questionários aplicados aos empregados sobre a credibilidade que percebe da empresa onde trabalha, o respeito que a companhia tem para com seus funcionários e a imparcialidade nas relações da comunidade do negócio. Também são mensurados pelas respostas dos funcionários o orgulho que eles sentem em trabalhar na empresa e a camaradagem do ambiente de trabalho. A pesquisa também avalia, sob a ótica dos trabalhadores, as práticas de gestão de pessoas das empresas no momento de contratar e receber o novo funcionário, inspirar, falar, ouvir, agradecer, desenvolver pessoal e profissionalmente, cuidar de seu grupo, celebrar e compartilhar informações e conquistas.

As inscrições para concorrer à melhor para trabalhar, abertas no dia 8 de dezembro do ano passado vão até o dia 31 de março de 2009. Para participar, a empresa deverá ter 100 ou mais funcionários no momento da inscrição e atuar há pelo menos três anos no mercado nacional ou internacional. "Empresas com funcionários que confiam onde trabalham são mais produtivas e lucrativas", observou o executivo da consultoria.

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